Pesquisa investiga situação de saúde e nutrição em cidades do Piauí



Vista aérea da UFPI – Foto: Aureliano Muller

Um núcleo de pesquisa formado a partir de uma parceria entre a USP e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está investigando a situação de saúde e nutrição da população das cidades de Teresina e Picos, no Piauí. O projeto está coletando dados demográficos, socioeconômicos, antropométricos, bioquímicos, de estilo de vida, de consumo alimentar, de condições de saúde e pressão arterial dos moradores, bem como informações sobre o uso de suplementos e medicamentos.
Durante o projeto, chamado Inquérito de Saúde de Base Populacional em Municípios do Piauí, os pesquisadores deverão coletar dados de 4 mil domicílios em Teresina e mil em Picos. A primeira etapa de coleta de dados começou em setembro e alcançou boa repercussão em emissoras de rádio e TV locais. Segundo Wolney Conde, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e um dos coordenadores do projeto, o trabalho de campo já cobriu um setor de cada um dos municípios.
Término do debate após palestra sobre as Interfaces da Pesquisa no campo da Saúde Coletiva.

A pesquisa é ligada ao programa de Doutorado Interinstitucional em Nutrição em Saúde Pública da FSP e da UFPI, que existe desde 2016. Todas as teses dos doutorandos atualmente no programa têm como base o Inquérito. De acordo com Conde, o estudo em Teresina e Picos conta com o aporte teórico e de treinamento do corpo docente da FSP. A UFPI concentra o esforço do trabalho de campo.

Além da formação do núcleo de pesquisa, o processo de elaboração e realização do inquérito permitiu expandir a formação de pesquisadores da UFPI que não fazem parte do programa interinstitucional, incluindo estudantes de outros programas de pós-graduação e de cursos de graduação. Já os doutorandos USP-UFPI devem iniciar, em fevereiro de 2019, uma etapa de estágio obrigatório de nove meses na FSP, em São Paulo.

A equipe do DINTER FSP-UFPI colocou, ainda, a estrutura e know-how da pesquisa à disposição da Secretaria Municipal de Saúde de Picos para futuros estudos ou análises de indicadores de saúde no município.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário