Viverde e UNIME coordenam ação global contra o desperdício e descarte incorreto do lixo em Itabuna

No dia 21 de setembro, o Instituto Viverde e a UNIME Itabuna vão coordenar o próximo “World Cleanup Day” ou Dia Mundial da Limpeza. A informação é do Let´s do it! movimento de mobilização social, cidadania e cuidado com o meio ambiente. A ação visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, e a necessidade de conscientização sobre o problema do desperdício e descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
A data integra a maior ação de limpeza do planeta. Nesse dia, voluntários e parceiros do mundo inteiro se reúnem para livrar o planeta do lixo, limpando resíduos mal administrados em praias, rios, florestas, praças, ruas e parques. Em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 157 países e territórios para o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade. Uma épica onda verde de 36 horas de limpeza em todo o mundo.
Itabuna – “Será a primeira vez de um evento de limpeza em Itabuna. Oportunidade de refletir sobre os resíduos mal administrados, inspirando políticos, empresas e a comunidade a implementar medidas para mudanças significativas. Ainda não se destina adequadamente os resíduos sólidos no município, e o desafio é mobilizar a população para essa necessidade urgente”, relata a presidente do Instituto Viverde, Waleska da Costa Viana.
A coordenadora da ação pela UNIME Itabuna, Luziléa Oliveira conclui que o Dia Mundial da Limpeza é mais um passo significativo para aumentar a reflexão sobre as questões de gestão de resíduos e recursos em todo o município. “O desafio está apenas começando. Precisamos de conscientização e mais pressão sobre todas as partes capazes de impactar as formas como projetamos, produzimos, consumimos e reciclamos nossos produtos”.
Ação coletiva – A população está convidada a se unir nesta ação cívica. Contudo, os coordenadores orientam para que cada integrante e participante esteja com o seu equipamento de proteção individual básico (bota plástica/sapato fechado, luvas, calças compridas, boné/chapéu e sacos de lixo), e por fim, colocar uma camisa branca e participar.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIME Itabuna, Ronaldo Costa informa que a partir de agora, toda a população já pode baixar em seu smartphone o aplicativo TrashOut e realizar o registro fotográfico de pontos de acúmulo de resíduos sólidos (lixo) que necessitam de uma ação no Dia Mundial da Limpeza.
Já a coordenadora do curso de Psicologia da instituição, Gleicimara Queiroz salienta que todos os estudantes interessados em participar da ação global, devem realizar o seu cadastro de voluntário pelo site: www.diamundialdalimpeza.com.br, para garantir o certificado de 40 horas.
Ação no Brasil – O Dia Mundial da Limpeza reuniu em 2018, cerca de 360 cidades e mais de 100 mil participantes mobilizados pela causa. Foram mais de duas mil toneladas de resíduos coletadas de praias, rios, ruas, estradas, praças, parques e cachoeiras. Este ano já são mais de 700 municípios brasileiros cadastrados.
O convite se estende aos representantes de ONGs, empresas, poder público e pessoas que queiram se unir a esta ação. Contatos: 73 98141-8601 ou 73 98891-1557. Para maiores informações, acesse o Instagram: @institutoviverde, e-mails: luzilea.oliveira@kroton.com.br ou viverde@viverde.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário