RAPIDEZ E MODERNIDADE NA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE DE PERNAMBUCO


Delegado Pablo Carvalho, diretor do IITB, delegado Joselito Kehrle, Chefe da PCPE, e o delegado Bruno Bezerra, presidente da ADEPE.
Os pernambucanos já podem tirar a nova carteira de identidade, com emissão mais rápida e itens de segurança mais modernos, a partir desta terça-feira (29/10). O governador Paulo Câmara lançou nesta data o Sistema ABIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação Biométrica), que diminuirá o tempo de espera pelo documento para cinco dias. Operado pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), o ABIS também permite que Pernambuco confeccione antecipadamente o novo modelo nacional do RG, que passa a ser obrigatório em todo o Brasil a partir de março de 2020. A previsão é aumentar em 117% a capacidade de produção das carteiras, passando de 552 mil para 1,2 milhões de cidadãos beneficiados por ano.
Agora, o usuário do Expresso Cidadão e do IITB será atendido em estações digitais com computador, leitor biométrico, câmera fotográfica e coletor de assinatura, deixando para trás o antigo modelo de coleta das impressões digitais com tinta. As prefeituras municipais que aderirem ao equipamento digital também poderão oferecer o serviço. Estima-se que, no primeiro ano de implantação do ABIS, 73% da emissão dos documentos seja totalmente digital, e apenas 27% continue com o atendimento entintado. Com isso, o tempo de espera, que era de 10 a 90 dias, se reduzirá para de cinco a, no máximo, 15 dias.
“Estamos vivendo aqui um momento histórico, um momento de transição, pois depois de 110 anos estamos deixando a antiga expedição de carteiras de identidade para o método que hoje é reconhecidamente o mais moderno do mundo: a biometria automatizada. O ABIS além da biometria digital tem a biometria facial, o que vai contribuir para que o serviço de reconhecimento das investigações ocorram mais fácil e rapidamente”, disse o Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kerhle do Amaral. “Estamos iniciando essa nova etapa de disponibilizar para a sociedade pernambucana um novo modelo de carteira de identidade totalmente digitalizado, que vai garantir agilidade e, ao mesmo tempo, o aumento da quantidade de carteiras que são tiradas mensalmente em Pernambuco. Hoje, esse número é de menos de 50 mil carteiras por mês, e queremos, nessa primeira etapa, chegar logo a 100 mil”, assegurou o governador Paulo Câmara.
Segundo o gestor estadual, isso vai ajudar a atender à grande demanda, garantindo um instrumento moderno e digitalizado. “Vai ainda dar segurança às pessoas, pois poderá ser retirado com as técnicas mais modernas de digitalização. Vamos fazer tudo rapidamente com a marcação e agendamento em todo o Estado de Pernambuco”, explicou.
O agendamento online também foi repaginado, para que a população marque a data de coleta das digitais, assinatura e foto com mais agilidade. Basta acessar o site do IITB - www.iitb.pe.gov.br - ou da Secretaria de Defesa Social (SDS) - em www.sds.pe.gov.br, na aba Serviços. Para quem solicita a partir da 2ª via, é necessário também emitir a guia do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e fazer o pagamento antes da data escolhida para comparecer ao posto de atendimento.
Na avaliação do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, a modernização proporcionada pelo ABIS nos 227 pontos de emissão da carteira de identidade trará ainda mais benefícios à sociedade. "Além de proporcionar um atendimento mais eficiente para o cidadão que precisa do documento para acessar direitos básicos, vamos conferir mais eficiência às investigações policiais, com uma identificação mais ágil dos autores de crimes. Para isso, também digitalizaremos todo o acervo do IITB que hoje está em papel. Ao aumentar a capacidade de trabalho dos peritos papiloscopistas, geramos um incremento exponencial na elucidação de crimes violentos contra o patrimônio e contra a vida", ressalta.
O gestor do IITB, Pablo de Carvalho, explicou que já inaugurou na última semana a fase de testes para 21 mil agendamentos que vão do último dia 25 até 09 de novembro, o que já representa quatro mil agendamentos a mais em relação ao sistema antigo. “Coleta absolutamente digital, sem precisar de fotos 3x 4 , nem Xerox de documento. Tudo isso representa mais agilidade no atendimento”, falou.
Ação social - Outro efeito positivo trazido pelo Sistema ABIS é o reforço na emissão das carteiras de identidade gratuita em mutirões. Hoje, os programas sociais do Governo de Pernambuco conseguem distribuir 2.100 documentos por mês, número que será praticamente sete vezes maior com o processo digital de produção: 14.000 RGs poderão ser confeccionados a cada 30 dias. Programas como Comunidade Segura e Resgatando a Cidadania, promovidos pela SDS, estão entre os que oferecem esse serviço.
Expressos Cidadão - Coordenado pela Secretaria de Administração (SAD), o Programa Expresso Cidadão está preparado para emitir o RG pelo novo sistema. Ao todo são oito unidades de atendimento espalhadas pelo Estado, sendo três na Região Metropolitana do Recife (Boa Vista, Pina e Olinda) e as demais instaladas no Interior do Estado (Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina). Atualmente, o Expresso Cidadão disponibiliza para os usuários a emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, atendimento da Defensoria Pública, PROCON, Prefeitura, entre outros.

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