As cidades de Nilo Peçanha, no baixo sul da Bahia, e Ibirataia, no sul do estado, foram atingidas por chuva de granizo no último domingo (24).
Em vídeos feitos por moradores, é possível ver a chuva, com ventos fortes, e as pedrinhas de gelo caindo sobre um carro e no chão. Os moradores chegam a segurar o granizo para filmar.
De acordo com meteorologistas, o fenômeno é produzido geralmente em nuvens formadas pelo excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada.
A gota de água encontra um ponto de congelamento e se junta com outras gotas, formando assim as pedras de gelo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/5/t/Rfedj3SpiVAQdECFFVag/foto.jpg)
Essas nuvens, com elevação vertical, sempre possuem gelo no seu interior. Nem sempre esse gelo cai. Porém, quando existe uma aglomeração de gelo, ele se desprende da nuvem.
O G1 tentou contato com as prefeituras de Nilo Peçanha e de Ibirataia, para saber se houve registro de danos provocados pelo granizo, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.
Nesta segunda-feira (25), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia, tanto em Nilo Peçanha quanto em Ibirataia. G1-Ba
Nenhum comentário:
Postar um comentário