Ao planejamento financeiro e além!

Você sabe o que é mercado de ações? E renda variável? Seu salário consegue chegar até o final do mês? Se o seu contracheque não alcança o dia 30 e investir é algo totalmente fora do seu alcance, você não está só. A pesquisadora Hellen Kato, da Embrapa Pesca e Aquicultura, também estava nessa situação até início desse ano. Ela fazia parte dos 58% dos brasileiros que não têm nenhum investimento financeiro, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), realizada em 2018. Até que um belo dia, ela resolveu mudar e saiu de um extremo a outro: de uma situação de descontrole financeiro para o de uma super poupadora, conseguindo economizar 100% do seu salário. E para compartilhar dicas e ajudar outras pessoas a saírem do sufoco, ela criou a página no Instagram Poupe Trek. “Com as informações certas e um pouco de estudo, é possível solucionar todos esses problemas”, garante ela, que passou de iniciante à pesquisadora também na área financeira, integrando um grupo de estudo sobre psicologia da escassez, formado por vários especialistas do Brasil. Apesar de ser médica veterinária de formação, no perfil do Instagram Hellen faz de tudo: da ideia do assunto a ser abordado, até a forma e o conteúdo. Cada postagem ela elabora sozinha, tanto o texto, quanto as ilustrações, sempre com muito bom humor e uma pegada na cultura geek. “Procuramos oferecer dicas sobre os investimentos mais rentáveis, como se planejar financeiramente, além de indicações de livros, métodos econômicos, entre outros, tudo de forma simples e leve”, explica ela, com a autoridade de quem tirou primeiro lugar na Jornada Me Poupe – concorrendo com quatro mil participantes.
Na ocasião, ela conseguiu provar que colocou suas finanças em ordem e promoveu uma mudança radical na vida: conseguiu economizar 28 mil em apenas dois meses – 43% da meta final, de 65 mil, para construir a sua casa, sem recorrer a empréstimos. O segredo? Foco máximo no objetivo e muita ousadia. “Meu caso foi extremo porque minha meta é extrema. Então, meus cortes foram muito brutos. Mas dá para economizar muito sim com um bom planejamento financeiro, sem muita neura”, diz. Ela conta que precisou ser muito arrojada para conseguir alcançar seu objetivo. Assim, ela guardava todo seu o salário e corria atrás do dinheiro para pagar as contas: fez bicos como ilustradora, deu aula de inglês, diagramou livro e fez bazar de vários objetos.
A ideia do Poupe Trek - Conhecer sobre finanças foi um divisor de águas na vida de Hellen, o que a motivou a compartilhar tais conhecimentos com as outras pessoas por meio do Poupe Trek. Ela acredita que se cada um fizer seu trabalho de formiguinha pela educação financeira, haverá um uso muito melhor dos recursos. “Independente da faixa de renda, é possível levar respostas a cada tipo de realidade e contextos”, destaca.  Mas a pesquisadora avisa que não existem atalhos, pois para um melhor domínio financeiro, é preciso dedicação e muito estudo. “É fundamental procurar conhecer como funciona o sistema financeiro, as taxas que pagamos, os sistemas tributários, etc. No entanto, ainda mais importante é arrumar a casa, ou seja, tirar uma fotografia da sua situação de hoje: o quanto entra, o quanto sai, para onde sai”, explica. Segundo ela, é nessa hora que surge a surpresa, quando descobrimos o quanto gastamos em coisas que podem ser reduzidas. Além disso, é fundamental traçar metas de curto, médio e longo prazo. “Pode não ser fácil, mas com certeza, não é tão difícil quanto andar no escuro. Tenho um professor de renda variável (Eduardo Mira) que sempre diz: ‘para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve, até lugar nenhum’. Isso é algo que passei a adotar pra minha vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário