Comemorado em 27 de abril, o Dia da Empregada Doméstica carrega um simbolismo importante de reconhecimento para a classe de trabalhadoras. O Brasil, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), soma mais de 5,2 milhões de mulheres na profissão. Na Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, atualmente são 9 mil profissionais de limpeza parceiras ativas na base da marca. A franquia lançou recentemente uma pesquisa interna que aponta dados importantes sobre as profissionais, como a faixa etária, objetivos de vida e realizações conquistadas por meio do trabalho doméstico. O estudo foi realizado com profissionais parceiras da rede com idade média entre 37 e 56 anos, e apontou que 60% já trabalhou em outra função, principalmente como cozinheira (9,7%), atendente (8,2%) e vendedora (8,2%). “A pesquisa é uma importante ferramenta para nos nortear sobre como nossas facilitadoras enxergam a profissão e o que almejam realizar. O dado de que 48,1% delas já alcançou algum sonho ou conquistou algo que desejava muito é a prova de que estamos no caminho certo em pensar ações que beneficiem cada vez mais as profissionais”, afirma o CEO e cofundador da rede, Felipe Buranello. A pesquisa também indica os objetivos de vida das entrevistadas. Pagar as contas lidera o ranking com 15,9%, seguido da aquisição de meio de transporte (14,6%) e reformas em imóveis (13,4%). Ao todo, cerca de 72% possuem dependentes e 53,5% têm automóvel. Presente em todos os estados brasileiros e prestes a celebrar uma década no franchising, a Maria Brasileira ganhou destaque no mercado em 2013, junto com a PEC das domésticas (PEC 66/2012), momento no qual as trabalhadoras passaram a ter seus direitos trabalhistas reconhecidos e o boom no setor trouxe destaque para elas, alavancando empresas especializadas no segmento. "A Maria Brasileira tem muito orgulho de cada uma de suas trabalhadoras, fazendo questão de nomeá-las como profissionais de limpeza, título que enaltece a real importância do trabalho delas para a sociedade e por tudo que representam. Como empresa, proporcionamos a elas todo cuidado, orientação, treinamento e acompanhamento para essa evolução pessoal e profissional", conclui o CEO. Atualmente a Maria Brasileira conta com 458 operações e a pesquisa foi realizada com as 341 profissionais de limpeza parceiras da marca. Saiba mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário