Padaria Brasileira está alinhada com o futuro do mercado de padarias

Padaria Brasileira está sempre atenta aos movimentos do mercado. A marca já aposta em estrutura, conexão, sabor e em oferecer uma experiência marcante para este consumidor que busca uma reconexão social após a pandemia. Todos esses pilares foram apresentados e discutidos esta semana no encontro que reuniu grandes players do segmento de panificação na sede da Brasileira em Santo André com a GALUNION, empresa de consultoria e gestão do mercado de food service. A reunião aconteceu simultaneamente com a realização da FIPAN (Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e Food Business), maior evento de panificação e confeitaria da América Latina. Nesse encontro foram apresentadas soluções inteligentes para driblar as dificuldades do mercado e alcançar novos consumidores na era digital. Os dados são da pesquisa realizada pela GALUNION com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e o Instituto Foodservice Brasil (IFB), entre novembro e dezembro de 2022, com 380 correspondentes, que representam 9.136 estabelecimentos. Os números apontam que 74% dos entrevistados se preocupam em como contornar a inflação. Já para 53% dos entrevistados o desafio é atrair novos clientes e aumentar as vendas. Em terceiro e quarto lugar estão expandir e ajustar o modelo de negócio para que ele se torne lucrativo. Outro desafio é trazer seus consumidores para o presencial. Eles estão cada vez mais criteriosos ao escolherem locais para refeições, o que torna necessário conhecer demandas e oferecer excelência. A pesquisa também aponta os principais motivos que levam clientes a consumirem presencialmente. 56% afirmam que o importante é a experiência de comer fora em conjunto a um serviço amigável e de qualidade. Já para 55% o motivo é o encontro com amigos e familiares. Em terceiro estão os novos e inovadores menus que não podem ser reproduzidos em casa. Na pesquisa realizada sob a ótica do consumidor, foram levantadas as principais tendências em ofertas gastronômicas. Empatados com 34% está o comfort food, que fornece um valor nostálgico e sentimental, ao lado de produtos de café da manhã, à disposição em qualquer hora do dia. Com 33% aparece a demanda por produtos alimentares funcionais, com benefícios adicionais à saúde, e por produtos ricos em sabor e indulgentes para autopremiação. O consumidor do futuro procura ofertas multifacetadas e está inserido em um contexto de protagonismo e cuidado, com ele mesmo e com a sociedade. E esse contexto reflete na maneira com que escolhe consumir refeições. Foi apresentado um modelo de serviços para o mercado de foodservice que traça um mapa estruturado com base nas pesquisas e análises de mercado. A mandala estabelece inclinações do mercado com ofertas onde o sabor é marcante, a atenção da demanda por alimentação saudável e substituições mais sustentáveis acompanha tendências de snacking e indulgência permissiva. Cresce a necessidade por espaços mais flexíveis, com atenção a higiene e segurança que ofereçam reconexão social. O investimento em tecnologia e em automatização traz benefício para os negócios, assim como menus reduzidos, parcerias e valorização das equipes.

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