A Campanha do Agasalho 2023 chega ao fim com a arrecadação de 610 mil cobertores e 4,4 milhões de peças de vestuário como agasalhos, toucas, meias e cachecóis. Os números registrados pelo Fundo Social de São Paulo representam um aumento de 26% e 19%, respectivamente, em relação às doações do ano passado. A ação foi encerrada com o fim do inverno, nesta sexta-feira, 22 de setembro. “É nosso compromisso conjunto tornar o estado de São Paulo um lugar onde a solidariedade e a responsabilidade compartilhada se destaquem como valores fundamentais. Essa demonstração de confiança nos impulsiona a continuar trabalhando para devolver a dignidade, principalmente, a todas as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, afirmou a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas. Parte das doações já foi enviada a municípios em todo o território paulista para atendimento a famílias vulneráveis. Já nas arrecadações dos fundos municipais parceiros do Governo de São Paulo, as doações são distribuídas pelas próprias prefeituras. Neste ano, a campanha teve a participação de 459 cidades.
Na capital, o Fundo Social do Governo do Estado destinou a arrecadação para 61 entidades que atendem famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
A campanha recebeu também doações por transferências bancárias que somaram R$ 286 mil, valor 34% maior em relação a 2022. Além disso, uma empresa privada fez uma doação única de R$ 1 milhão ao Fussp.
Com o valor arrecadado, o Fundo Social comprará cobertores que ainda serão doados e que também serão usados no atendimento social a vítimas de situações emergenciais, como famílias afetadas por desastres naturais ou incêndios.
Para Cristiane Freitas, o aumento das doações em produtos e em dinheiro é reflexo da confiança que a sociedade tem nas instituições do Governo do Estado e na capacidade do poder público para direcionar recursos com transparência e agilidade para atender quem mais precisa.
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