Nike causa fúria com ‘atualização lúdica’ da cruz da bandeira da Inglaterra em novo uniforme da Seleção

Londres – A Nike está sob críticas até de líderes políticos como o primeiro-ministro Rishi Sunak após a apresentação das novas camisas da seleção inglesa de futebol, em que a Cruz de São Jorge, principal elemento da bandeira nacional, aparece em uma combinação de roxo, azul, preto e vermelho. Na bandeira da Inglaterra, a cruz é vermelha sobre um fundo branco. Ao lançar os novos uniformes, a patrocinadora da seleção explicou ter feito “uma atualização lúdica da Cruz de São Jorge na gola da camisa, com o objetivo de unir e inspirar” – mas o resultado foi o oposto, gerando uma crise de imagem. Desde segunda-feira (18), quando o kit foi divulgado pelas redes sociais, a Nike enfrenta uma revolta nas redes sociais, críticas abertas na imprensa e ameaça de boicote de seus produtos. Keir Starmer, líder do partido Trabalhista, que está à frente nas pesquisas para se tornar primeiro-ministro, foi um dos que pediu à Nike para voltar atrás. Na manhã de hoje, Rishi Sunak declarou que prefere a bandeira original.
Camisa da Nike para Seleção inglesa será usada no campeonato Euro24
O novo kit de camisas da Nike para a seleção inglesa, que enfrenta o Brasil em um amistoso em Londres neste sábado (23), é composto pelos uniformes que serão usados pelos jogadores no campeonato Euro24, que começa em junho.
As camisas estão sendo vendidas desde quinta-feira (21) aos torcedores no site da Nike por 125 libras (R$ 782,00 ), valor que também foi criticado. A descrição da Nike, reproduzida no site oficial da seleção, diz: “O kit Inglaterra 2024 revoluciona a história com uma versão moderna de um clássico”. 
A segunda camisa, na cor roxa, é apresentada como “seguindo a linha entre o padrão estabelecido e o não-convencional”, com o roxo resultante da fusão do azul e do vermelho tradicionais adotado “para homenagear a história e celebrar o futuro do time”.

Não há referências a uma homenagem à bandeira do arco-íris, símbolo LGBTQ, na releitura da Cruz de São Jorge que aparece na parte de trás da gola, mas alguns viram nas novas cores uma alusão ao movimento, acusando pejorativamente a Nike de “politicamente correta”. No entanto, a fúria maior é contra a alteração do principal elemento da bandeira da Inglaterra. As principais críticas dos descontentes são contra o que alguns chamaram de “profanação de um símbolo nacional”.
Bandeira da Inglaterra com a Cruz de São Jorge
A Nike também apresentou uniformes de outras seleções patrocinadas por ela na Europa, sem alterações significativas, o que foi lembrado pelos insatisfeitos com a “atualização lúdica”, sugerindo até conspiração contra o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário