A sensação de insegurança no Brasil tem aumentado de forma alarmante, conforme aponta o mais recente levantamento do Datafolha, realizado em março deste ano. Segundo a pesquisa, 39% dos brasileiros se sentem muito inseguros ao caminhar pelas ruas ao anoitecer, o que corresponde a quase quatro em cada dez pessoas. Tais estatísticas trazem à tona o sentimento de vulnerabilidade que incomoda os cidadãos nas cidades por todo o país. Diante dessa realidade, o setor de segurança eletrônica está em expansão. Em 2023, o segmento cresceu 13,75%, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), e há previsões de um aumento de 18,5% para 2024. Essa expectativa se dá principalmente pela implementação de recursos modernos baseados em inteligência artificial, além de avanços em telecomunicações e automação. Enquanto os condomínios privados têm adotado dispositivos de controle para monitoramento, é importante reconhecer que as ruas ainda precisam de maior atenção no que diz respeito à segurança. Apoio à segurança pública
Um sistema que vem sendo adotado em diversas regiões do Brasil e tem apresentado resultados positivos junto a prefeituras e governos estaduais são os totens de segurança. “A situação atual no Brasil exige que o mercado de segurança esteja em constante evolução. Por isso, é necessário que as empresas especializadas estejam atentas para oferecer sistemas cada vez mais avançados e eficazes no combate à criminalidade”, avalia Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos instalados em dez estados.
Personalizados com a identidade visual dos órgãos de segurança, guardas municipais e polícia militar, os totens de segurança Helper têm uma presença imponente que inibe a criminalidade e contribui para a sensação de segurança da população.
Os equipamentos, com tecnologia patenteada, reúnem em um único dispositivo várias funcionalidades, estrutura robusta, monitoramento por vídeo, atendimento a emergências e envio de alertas à população. “Com quatro metros de altura, os totens de segurança são blindados e formados por um sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente às centrais de cada cidade, diminuindo consideravelmente o tempo de resposta dos agentes de polícia militar, guarda municipal e trânsito no atendimento a vítimas”, conta Edison. O sistema também é equipado com alto-falantes de alta potência que possibilitam a atuação remota em uma ocorrência, a transmissão de alertas instantâneos e mensagens de conscientização à população.
Os totens de segurança Helper são capazes de detectar aglomerações, invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, além de reconhecer placas de veículos e apontar eventuais restrições. Essa tecnologia ainda favorece análises inteligentes de imagens, identifica situações de risco e otimiza a ação policial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário