*Por Carla D’Elia |
Inicialmente, o adulto precisa definir os objetivos e para qual finalidade quer aprender inglês. Existe diversidade de métodos de aprendizagem disponíveis. Com a tecnologia, temos acesso a uma infinidade de recursos, desde aplicativos de aprendizado, aulas on-line e IA, que são capazes de auxiliar no dia a dia. Essas ferramentas tornam o aprendizado do inglês mais acessível aos estudantes. Aqui o que conta não é a idade, como podem observar, mas sim a expectativa para a qual se está aprendendo.
É claro que o contexto em que as pessoas estão inseridas também reflete no aprendizado delas. Se um profissional, por exemplo, está em um ambiente onde o inglês é falado regularmente, terá mais oportunidades de praticar e aprimorar as skills linguísticas. Mas, mesmo que não tenha acesso a um cenário de imersão, ainda é possível desenvolver a fluência por outros meios como cursos e as ferramentas que já citei.
Somos capazes de interagir, gravar lições no cérebro e falar, e a única forma de nos aprimorarmos em algo é praticando. Por isso o adulto precisa criar uma rotina de estudos, pois se dedicar de maneiras espaçadas pode prejudicar a absorção do conteúdo. Além disso, é preciso deixar o medo e o perfeccionismo de lado. Quanto mais a pessoa se comunica e utiliza o inglês, mais rápido pode ser o processo de aprendizado.
A idade média do trabalhador brasileiro se aproxima dos 40 anos, de acordo com levantamento da consultoria LCA de 2023. O dado mostra a importância dos millenials estarem de olho nas mudanças e exigências do mercado de trabalho. A informação também reflete pela busca de profissionais em aprender um novo idioma. A Save Me Teacher, da qual sou fundadora, divulgou uma pesquisa com informações próprias que mostra que 39,6% dos profissionais que querem aprender inglês para o trabalho possuem entre 35 e 44 anos.
Existem muitos mitos sobre o que se pode ou não fazer depois de certa idade, mas aprender e estudar não deve estar nesse pacote. Com os métodos certos, dedicação e organização é possível atingir os principais objetivos no que tange saber o inglês. Ser bilíngue depende do esforço de cada um.
Não importa a idade ou histórico de aprendizado, é possível alcançar um alto nível de fluência no idioma se houver disposição. O importante é manter uma mente aberta, ser persistente e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Então, não deixe que idéias limitantes o impeçam de alcançar os objetivos linguísticos.
*Carla D’Elia é especialista em ensino de Business English e fundadora da Save Me Teacher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário