Lula encontra presidente da Croácia e reafirma meta de desmatamento zero na Amazônia até 2030

Ricardo Stuckert/PR - O presidente Luz Inácio Lula da Silva realizou nesta segunda-feira (3/6) um encontro bilateral com o presidente da Croácia, Zoran Milanović, que está em vista oficial ao Brasil.
Os líderes trataram do estreitamento das relações bilaterais e das relações do Brasil com a União Europeia, da qual a Croácia faz parte. Temas como a transição energética, mudanças climáticas, a presidência do Brasil à frente do G20, a realização da COP-30 em Belém, no Pará, em 2025, e os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio também foram abordados no encontro. O presidente Lula afirmou que o Brasil, sede da conferência do clima das Nações Unidas (COP 30) no ano que vem, vai liderar pelo exemplo. Lula citou que recebeu condolências do presidente croata pelas enchentes no Rio Grande do Sul, e que “essas catástrofes confirmam que já vivemos as consequências das mudanças climáticas que alguns ainda teimam em negar. Essa prioridade estará presente nos grandes eventos que sediaremos neste ano e no próximo: o G20 e a COP30”. O presidente defendeu ainda o encerramento da guerra entre Ucrânia e Rússia e o fim do conflito entre Israel e Palestina.
O presidente da Croácia destacou a importância do diálogo com países como o Brasil. Disse que isso fortalece os países pequenos, promove o fim dos conflitos, e que apenas com bom senso, diálogo e diplomacia as questões do mundo de hoje, como a paz e a questão humanitária no estado da Palestina, podem ser resolvidas. Zoran Milanović também falou que o presidente brasileiro “é uma das poucas vozes no mundo contemporâneo que realmente se qualifica para ser uma referência internacional e um líder global e mundial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário