Entre 4 e 7 de julho (quinta a domingo), São José dos Campos recebe mais uma vez o Revelando SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, correalizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e com gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte. Maior festival de valorização das culturas tradicionais paulistas, o evento acontece no Parque da Cidade, com entrada gratuita. Participam dessa edição 89 municípios, de 11 regiões do estado de São Paulo. São 118 participantes: 41 de artesanato, 45 da culinária e 32 representantes das mais diversas manifestações de culturas tradicionais, como danças típicas, música e exposições. São Paulo e mais nove municípios da região estarão representados no evento, contemplando todas as suas frentes. Entre os stands de culinária, Arujá participa com Sabores da Memória: Herança Gastronômica. Guarulhos, por sua vez, traz sua culinária regional, com o Tachos do Olímpio e feijão tropeiro, arroz carreteiro e caldos feitos no fogão à lenha. Tem também Pamonha de Milhões, Alambique do Décio e Galinhada São Longuinho, de Guararema, e Doces Caseiro da Dina, de Ferraz de Vasconcelos, além de delícias de cambuci – fruta típica da Mata Atlântica – vindas de São Paulo.
No artesanato, Carapicuíba vem com arte em ferro, Guararema com carro de boi e produtos manufaturados, Guarulhos com artesanato indígena das etnias Pankararé e Wassu Cocal e pintura criativa e científica de aves de Salesópolis.
Entre as manifestações das culturas tradicionais teremos Grupo Folia de Reis Estrela Guia, de Biritiba Mirim, Vera Bianca e Regional, de Guarulhos, Moçambique de Santa Isabel e Conexão Cultural Cigana, de Mauá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário