O Voluntariado Corporativo é uma prática entre as empresas que desejam fortalecer suas conexões com a comunidade e engajar seus colaboradores de maneira significativa. As atividades voluntárias também são uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades, onde os colaboradores têm a chance de aprimorar capacidades como liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas. Além disso, o voluntariado fortalece a cultura organizacional, pois reforça valores de solidariedade e responsabilidade social, integrando-os na rotina diária da empresa. Para o Instituto Cyrela (IC), responsável pelos investimentos sociais privados do Grupo Cyrela, o voluntariado corporativo é uma forma de aproximar os colaboradores entre si e com as regiões em que a empresa opera - São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Belém (PA) -, incentivando a solidariedade. No último ano, 719 colaboradores participaram de 13 ações de voluntariado. Vale ressaltar que essas participações são únicas e ocorrem fora do horário de expediente, seguindo a Política de Voluntariado da Cyrela."A participação e o engajamento dos colaboradores do Grupo Cyrela são possíveis graças ao pilar Vontade do IC, que atualmente promove o Programa de Voluntariado do Grupo Cyrela, estruturado em três fases: formação, experiência e reconhecimento. Na primeira etapa, que é realizada logo quando a pessoa é contratada, oferecemos uma formação on-line, onde o colaborador tem a possibilidade de entender conceitos de voluntariado e como ele se conecta a missão da Cyrela. Na segunda fase, as ações focam na prática, com a realização de atividades relacionadas às causas que mais atraem os colaboradores. Logo no início do ano, realizamos uma pesquisa para saber quais causas motivam nossas pessoas colaboradoras. A etapa final é a de reconhecimento, que culmina no evento nacional Diálogos do Bem", explica Débora Costa Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.
Um dos momentos mais esperados pelos colaboradores do Grupo Cyrela é o Dia da Ação Voluntária (DAV), um evento anual dedicado à revitalização de espaços educativos e comunitários. Em 2023, essa iniciativa mobilizou 426 voluntários, que transformaram diversos ambientes: a Escola Estadual República Argentina (SP), a Escola Municipal Alina de Britto (RJ), o Abrigo Cidadela em Belém (PA), o Instituto Batucando em São Luís (MA), e o Centro Universitário da Vila Orfanatrófio 1 (CENCOR) em Porto Alegre. Essas ações criaram ambientes mais acolhedores, beneficiando não apenas as crianças, mas também os alunos, a comunidade escolar e toda a comunidade atendida pelas organizações sociais.
O projeto é um exemplo de como a comunidade pode se unir para promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável em áreas urbanas. A Horta visa transformar espaços vazios e ociosos em áreas de cultivo de alimentos saudáveis e acessíveis. “Fomos extremamente bem recebidos pela equipe do projeto, que nos instruiu com muita paciência. No fundo, senti que aprendemos mais do que ajudamos. O ponto chave para mim foi o almoço, onde comemos os alimentos colhidos na horta, e a sensação de experimentar algo natural, sem todo o processo de industrialização, foi realmente única”, afirma Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário