A empresa Croda do Brasil, com o apoio de órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, realizou um simulado de rompimento de tubulação externa de gás encanado, na tarde deste sábado, 23/11, na região do Distrito Industrial, em Campinas. O treinamento durou duas horas e mobilizou cerca de 2 mil pessoas, entre os colaboradores da empresa, agentes públicos e moradores da região. Durante o exercício, moradores de residências próximas do entorno da empresa deixaram as casas. O trânsito foi interditado e as “vítimas” receberam atendimento. O objetivo do simulado foi orientar, conscientizar e treinar a população que mora na região sobre os procedimentos adequados que devem ser adotados em uma eventual situação de risco.Para Diogo Barbieri, Gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Croda do Brasil, o treinamento atingiu os objetivos e confirmou a capacidade de ação da empresa em uma eventual situação de risco. “Tivemos um feedback muito positivo do Corpo de Bombeiros e um envolvimento grande da comunidade, que participou e colaborou com o treinamento”, comentou.
O conferente Dorival Silvestre Simão, 59 anos, foi um dos líderes da comunidade que participou do simulado. Ao lado de outros líderes, ele orientou os moradores a deixarem as casas. “Foi um ótimo aprendizado. É um conhecimento que traz benefícios não só para mim, mas para meus familiares e vizinhos porque em uma situação real eu estarei preparado para ajudar a todos”, comentou.
O simulado começou às 14h, quando o alarme de emergência foi acionado. A Brigada de Emergência chamou o Corpo de Bombeiros e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Líderes da comunidade foram avisados da emergência e percorreram a comunidade para informar os moradores sobre a necessidade de os moradores deixarem suas casas. Quem deixou as residências recebeu suporte nos pontos de apoio instalados pela empresa em locais estratégicos do bairro. Parte do trânsito foi bloqueada e as “vítimas” foram socorridas. Após o controle da situação, a população foi autorizada a voltar para casa. Os agentes públicos, os representantes das empresas e os líderes da comunidade se reuniram após o simulado para avaliar o treinamento. Nos últimos meses, a Croda do Brasil intensificou os preparativos e a comunicação com os moradores e comerciantes da região para garantir que o exercício ocorresse dentro do planejado. Ana Govatto, consultora e coordenadora do simulado, explica que a ação faz parte dos investimentos realizados pela Croda do Brasil para conscientizar e educar a população sobre como agir em possíveis situações de crise. O simulado não é obrigatório, mas foi realizado de forma espontânea com o intuito de aprimorar o conhecimento da população sobre as ações preventivas realizadas pela Croda do Brasil. O tenente Lucas Henrique Brolezi, do Corpo de Bombeiros, ressaltou que o mais importante em simulados como este é ambientar a população para que ela saiba como agir em uma eventual situação de perigo. “Quando a pessoa tem orientação, ela entende melhor os riscos, sabe como evitar os perigos e onde buscar ajudar”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário