Esquenta Black Friday registra alta expressiva de pedidos com crescimento de 7,9% no comparativo com 2023

O comércio se prepara para uma Black Friday promissora, com expectativa de crescimento expressivo nas vendas. A mudança no comportamento do consumidor, que agora prefere as plataformas on-line e espera receber suas compras rapidamente, com comodidade e garantia, encurtou os prazos dos processos logísticos. A preparação para a data inclui um planejamento alinhado às expectativas dos clientes, considerando que a concentração de vendas é sempre um desafio: os prazos de entrega permanecem os mesmos, enquanto o volume de entregas cresce exponencialmente. Há investimentos no treinamento das equipes, inclusive as contratadas temporariamente para a data, e na aquisição de equipamentos que otimizam o trabalho. Nesse cenário, a tecnologia se torna essencial para melhorar a gestão dos estoques, a execução das estratégias e a eficiência nas entregas. O movimento do “esquenta” Black Friday, realizado pelos sites de e-commerce, impacta diretamente a atividade logística. É o que analisa a Senior Sistemas, multinacional de softwares para gestão atuante nas áreas de logística e atacado e distribuição, com forte presença no e-commerce e no varejo. Em ampla amostragem que inclui 3 das 5 maiores empresas de e-commerce; 4 das 10 maiores marcas de cosméticos; e 3 das 10 maiores varejistas de moda em atuação no Brasil, a empresa contabilizou mais de 1,6 milhões de pedidos e 44,8 milhões de itens no período de 27 de outubro a 20 de novembro, um crescimento de 7,9% e de 25,2% em itens em relação ao mesmo período de 2023. A média por "carrinho" ou por "pedido" nesses primeiros 15 dias que antecedem à Black Friday varia de 2 a 4 itens. “Vemos um crescimento: na semana 1 o crescimento foi de 13,5%; na semana 2, de 18,1%; e na semana 3, até 20 de novembro, atingiu 5,6%. Os números mostram uma crescente gradual, o que indica que as vendas devem se concentrar mais na semana e dia da Black Friday”, detalha o head de Logística na Senior Sistemas, Anderson Benetti. 
Além de observar um aquecimento das vendas no início do mês, com expectativa de se intensificar ao longo de novembro, a Senior percebe que estratégias de vendas focadas em promoções e que oferecem frete grátis ao consumidor, mediante valor ou quantidade mínima de itens, estão em alta. “O fato de os pedidos concentrarem dois a quatro itens por compra indica a presença de estratégias de vendas, como, por exemplo: se vou comprar um calçado, ao aumentar o ticket e incluir também uma meia ou uma camisa, ganho o frete grátis. Imagine o custo para a empresa se ela tivesse que entregar um item para o mesmo consumidor em uma semana e outro item na seguinte? Por isso, e-commerces e varejistas adotam estratégias de frete grátis, incentivando uma maior concentração de compras”, detalha Anderson.
A preparação para a Black Friday é essencial para as empresas que desejam alcançar bons resultados. Todos os anos, o Dia D da data apresenta um pico de vendas muito maior em comparação aos dias imediatamente anteriores. Em 2023, o crescimento do “esquenta” foi menor, indicando que a Black Friday deste ano deve crescer acima dos 7,9% registrados até o momento. Historicamente, o crescimento mais significativo de vendas começa na quinta-feira, atingindo o pico na Black Friday (29/11) e no sábado — esses três dias concentram o maior volume de vendas.

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