Como parte das comemorações pelos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, Thomas Law, fundador e presidente do Ibrachina, participou do evento de intercâmbio cultural Brasil-China, realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, na última quarta-feira (20). “O evento foi marcante, mostrando a importância da cooperação bilateral. O Ibrachina colaborou com a realização do estudo realizado pelo CEDES sobre a percepção dos brasileiros sobre a China", explicou Thomas Law. Ainda como parte da programação ocorreu a troca de documentos de cooperação entre o CGM e o Festival do Rio; o lançamento do Hi+, nova plataforma de vídeo sob demanda com conteúdo chinês para o público brasileiro; a divulgação dos resultados de pesquisa de opinião sobre a percepção dos brasileiros sobre a China, realizado pelo CEDES, o programa de exibição de filmes e séries chinesas em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. A Orquestra Criança Cidadã encerrou o evento, com uma apresentação musical.
O encontro, organizado pelo Grupo de Mídia da China (CMG) e pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), também marcou o lançamento da 3ª Temporada do programa Clássicos Citados por Xi Jinping em português. Estiveram presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do CMG, Shen Haixiong; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro da Secom, Paulo Pimenta; a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra interina do turismo, Ana Clara Machado; e o presidente da EBC, Jean Lima. O embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, participaram de forma remota.Projeto Musical Ibrachina encanta Lula e Jinping
A integração cultural foi destaque na recepção de Xi Jinping no Palácio da Alvorada. O Projeto Musical Ibrachina, formado por músicos brasileiros, apresentou um repertório que mesclou canções tradicionais chinesas e sonoridades brasileiras. Entre as músicas executadas estava Minha Pátria, interpretada pela soprano Marília Vargas, além de outras composições com arranjos do maestro Fabá Jimenez. Eles foram cumprimentados por Lula e Xi, que elogiaram a apresentação. Segundo o maestro Fabá Jimenez, guitarrista da banda e responsável pelos arranjos, “foi uma bela maneira de homenagear a China e o presidente Xi Jinping, pois sua esposa é cantora e já gravou Minha Pátria”. Além de Fabá, participaram da apresentação os músicos Rhaíssa Bittar, Adriano Grinberg, Marco da Costa e Fábio Sá. A banda, que já possui um álbum disponível no Spotify e uma playlist no canal do Ibrachina no YouTube, reafirma a importância da música como elemento de aproximação entre as nações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário