
A Senacon, com apoio dos Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) em todo o País, vai intensificar o monitoramento de sites de comércio eletrônico, redes sociais e estabelecimentos físicos para detectar irregularidades. Segundo Damous, outro foco de atenção será a transparência nas políticas de devolução e de reembolso, uma questão que provoca muitas reclamações nesta época do ano. “O consumidor deve estar bem-informado e não hesitar em denunciar qualquer prática abusiva”, acrescenta o secretário.
Entre as recomendações da Senacon, está a importância de o consumidor fazer pesquisas de preço antecipadamente e desconfiar de descontos extremamente agressivos que fogem dos padrões de mercado. “A Black Friday deve ser um momento de oportunidade, e não de frustração ou arrependimento”, diz Damous.
Dicas da Senacon para compras mais seguras na Black Friday:
1. Verifique a reputação da loja, especialmente em sites de reclamação e nos canais oficiais de consumidores.
2. Compare os preços com antecedência para avaliar se os descontos oferecidos são reais.
3. Desconfie de promoções exageradas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
4. Prefira fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e com boa reputação.
5. Leia atentamente as políticas de devolução e de reembolso antes de confirmar a compra.
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