NAVA destaca as quatro principais vantagens do Pix por aproximação

O Brasil é muito reconhecido por sua adoção de ferramentas tecnológicas em meios de pagamento, o que torna o setor financeiro um dos mais avançados na transformação digital. Um dos produtos de maior sucesso, o Pix, movimentou quase 42 bilhões de transações em 2023, um aumento de 75% segundo o Banco Central (BC) e a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs). Agora o Banco Central do Brasil anunciou mais um marco no sistema de pagamentos instantâneos: o PIX por aproximação, funcionalidade que promete ampliar ainda mais a acessibilidade e a conveniência do meio de pagamento mais popular do país. A ferramenta já está em testes com os usuários do Google Pay e torna o processo de transferências ainda mais simples e ágil, eliminando a necessidade de QR Codes ou acesso direto aos aplicativos bancários tradicionais. “É um grande avanço e deve melhorar bastante a experiência do cliente. Para a sua implementação de forma eficaz, as instituições financeiras deverão ficar atentas ao monitoramento e inteligência antifraude, autenticação e controle de acesso, além de definir limites e regras de transação. Será necessário também uma campanha de educação dos usuários, que tendem a desconfiar inicialmente deste tipo de novidade”, afirma Ricardo Calegaro, diretor de operações da NAVA Technology for Business, empresa especializada em serviços e soluções de tecnologia.Ele também explica os três principais benefícios da nova ferramenta para o mercado brasileiro:
1- Experiência fluida e eficiente- Com o Pix por aproximação, é possível realizar pagamentos em segundos, sem a necessidade de digitar senhas ou dados do cartão. O uso da tecnologia NFC (Near Field Communication) proporciona uma comunicação sem fio rápida e sem fricção.
2-Segurança: A nova funcionalidade opera com base nos protocolos de segurança já consagrados do PIX, que agora incluem certificações avançadas, como FIDO2 (Fast Identity Online), conhecidos como chaves que permitem autenticação resistente a phishing, além de padrões tecnológicos e certificações alinhadas às regulamentações do Banco Central.
3- Integração com Open Finance: Uma das principais inovações da ferramenta é a integração com o Open Finance, permitindo que o consentimento do usuário seja capturado fora do ambiente seguro dos aplicativos bancários. Essa "jornada sem redirecionamento" promete maior flexibilidade e acessibilidade, mas exige que as instituições financeiras desenvolvam novos controles de prevenção a fraudes, além de limitar o valor para transações sem contato.
4- Novos modelos de negócio no mercado de pagamentos: o PIX por aproximação abre portas para novas oportunidades de negócios, especialmente em mercados competitivos como o de adquirência e credenciamento. Empresas poderão explorar novos modelos e serviços que integram a funcionalidade à sua operação, fortalecendo a adesão ao Open Finance e ampliando o ecossistema de pagamentos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário