O Visite Guarujá Convention Bureau tem o prazer de divulgar que, segundo avaliação da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o município de Guarujá ocupa posição de destaque no ranking das cidades litorâneas paulistas com o maior percentual de praias próprias para banho de mar nesta temporada de verão. No período de 6/10 a 15/12 de 2024, dos 12 pontos monitorados pela CETESB, 11 foram classificados como próprios (91,6%), reforçando o compromisso de Guarujá com a preservação ambiental e a segurança dos banhistas. Este desempenho reflete os esforços contínuos do município para preservar seus recursos naturais e oferecer uma experiência de qualidade a moradores e turistas. "Nosso foco é proporcionar aos visitantes praias limpas e seguras, que reafirmem Guarujá como um dos principais destinos turísticos do Brasil", destaca o presidente do Visite Guarujá Convention Bureau, João Carlos Pollak.Providências relacionadas à praia da Enseada
A SABESP, responsável pelo saneamento básico na região, foi notificada pela Prefeitura de Guarujá sobre um possível vazamento de esgoto clandestino em um trecho da praia da Enseada, conforme amplamente noticiado. A companhia já informou que está investigando o caso e que tomará as medidas necessárias para sanar a situação e evitar novas ocorrências. A Prefeitura reforça que as análises regulares da CETESB garantem que a qualidade das águas nas demais praias de Guarujá permanece excelente e que ações conjuntas entre os órgãos competentes estão sendo realizadas para assegurar a balneabilidade integral da Enseada. Mesmo com o recente incidente envolvendo um vazamento de esgoto na praia da Enseada, o município mantém 10 das 12 praias avaliadas pela CETESB como próprias para banho, alcançando um percentual de 83,33% de balneabilidade, um dos mais altos entre os destinos turísticos do litoral paulista.
Relevância do Guarujá no turismo nacional e internacional
Recentemente, a cidade ganhou os holofotes em reportagens sobre viroses que têm afetado praias de norte a sul do estado de São Paulo e até praias de outros estados. Embora o problema seja generalizado, Guarujá foi destacado no noticiário por sua grande importância no mercado turístico nacional e internacional. Pelo quarto ano consecutivo, em 2024, Guarujá recebeu a classificação A no Mapa Turístico do Brasil, concedida pelo Ministério do Turismo com base em critérios técnicos rigorosos. Essa distinção reafirma o município como um destino de referência nacional e internacional.
"Guarujá é um nome de peso no turismo e, ironicamente, isso faz com que a cidade vire manchete, mesmo quando o problema é de abrangência estadual. Este é o preço que se paga por ser um destino tão importante e desejado", comenta Pollak.
Guarujá: Um convite à experiência
Apesar dos desafios enfrentados, Guarujá reafirma seu compromisso com o turismo de qualidade, mantendo suas 27 praias como referência de limpeza e beleza no litoral brasileiro. A cidade convida turistas de todo o país e do mundo a desfrutarem de suas paisagens paradisíacas e infraestrutura de excelência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário