O que esperar do setor fitness: tendências para atender o novo consumidor

O mercado de fitness e saúde no Brasil está em pleno crescimento, e a previsão é de que essa trajetória continue nos próximos anos. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Fitness Brasil, o número de centros de atividades físicas no país tem aumentado significativamente. Entre 2019 e 2024, todos os estados brasileiros apresentaram alta no número de estabelecimentos ativos. Em São Paulo, por exemplo, se destaca entre as cidades, com 3.945 unidades, liderando o ranking de instituições. No entanto, a relação entre academias e habitantes na cidade revela um ramo competitivo, com uma média de 3,1 estabelecimentos para cada 10 mil habitantes. Entre as tendências que vêm ganhando força, a adaptação às necessidades do cliente e a inovação nos serviços são essenciais para atrair e fidelizar público. Com essa percepção do mercado, a CEO da Academia Gaviões, rede pioneira no modelo 24 horas, Priscila Aguiar, compartilha algumas das estratégias que considera fundamentais para o sucesso nesse cenário desafiador.Tecnologia para potencializar a experiência do aluno
A tecnologia tem revolucionado o mercado, permitindo o uso de máquinas com melhor biomecânica e maior conforto para os alunos. Além disso, recursos como a bioimpedância, que oferece resultados rápidos e cada vez mais acessíveis financeiramente, facilitam a aplicação da medicina da composição corporal, beneficiando tanto o empresário quanto o aluno. Outros avanços, como telões para aulas virtuais, garantem que os alunos tenham acesso a treinamentos 24 horas por dia, mesmo na ausência do professor.
A flexibilidade como vantagem competitiva
Com a busca crescente por conveniência, o atendimento se tornou um fator decisivo na escolha de um estabelecimento. “Ao implementar o conceito de funcionamento 24 horas, queríamos proporcionar mais liberdade para os nossos clientes, aqueles com agendas mais apertadas que não conseguem se encaixar nos horários convencionais. Esse ponto forte tem sido um grande sucesso, e continuamos apostando na conveniência como nossa grande vantagem competitiva”, destaca Aguiar.
Atraindo um público mais amplo e combatendo o sedentarismo
O combate ao sedentarismo continuará sendo um dos principais focos do setor, considerando o grande número de pessoas que ainda permanecem inativas. Conforme os dados da pesquisa realizada pela Fitness Brasil, 18% dos brasileiros entrevistados afirmaram que não praticam nenhum tipo de atividade física. Outros 2% indicaram que se exercitam apenas uma vez por mês, e 1% afirmou que pratica a cada 15 dias. No perfil demográfico dos não praticantes, a maioria é composta por homens (55%), com uma concentração notável na faixa etária de 36 a 40 anos (18%). Seguem-se os grupos de 41 a 45 anos (16%) e aqueles com mais de 60 anos (11%), demonstrando que o sedentarismo afeta diversas faixas etárias, sem exceção. 

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