Referência no tratamento a cardiopatias e nefropatias, o Hospital Ana Nery (HAN) realizou com sucesso, na última terça-feira (18), o primeiro transplante de coração do ano. A paciente contemplada estava há duas semanas sobrevivendo graças a máquinas que faziam o trabalho de bombeamento do sangue, em substituição ao coração. De acordo com o cirurgião responsável pelo procedimento, Jackson Brandão Lopes, o transplante era a única solução para o paciente. “O coração do paciente, praticamente durante duas semanas, não funcionava. Ficou mantido por essas máquinas sofisticadas: uma fazia o papel do lado direito do coração, que envia o sangue para os pulmões, e outro do lado esquerdo, que envia o sangue para as outras partes do corpo”, explicou. “Ela então foi listada como prioridade nacional para o transplante. Como o coração tem uma limitação de tempo – entre a gente tirar o coração do doador e colocar ele para bater em uma pessoa, a gente tem no máximo 4 horas. isso faz uma limitação de distância muito grande. A gente não pode buscar [o órgão] em outros estados, tem que ser uma distância muito pequena”, acrescentou. Além das limitações da distância e de compatibilidade do órgão, o médico também chamou a atenção para outro problema enfrentado. “É muito importante essa conscientização das pessoas para a doação. Houve várias negativas de órgãos compatíveis. As famílias dos possíveis doadores não se sensibilizaram em doar. Isso requer uma sensibilização”, diz. Por fim, surgiu o doador em uma cidade próxima a Salvador e, com o apoio da Polícia Militar, o coração foi transportado de helicóptero, que pousou em um campo de futebol localizado em uma comunidade que fica em frente ao Ana Nery. O órgão chegou por volta das 15h20 e foi imediatamente levado para o centro cirúrgico, onde o transplante foi realizado. “A cirurgia foi um sucesso. A paciente saiu da sala por volta das 21h e, por volta de 1h15 da manhã, já estava acordada, com o coração novo, conversando”, contou. O médico Jarbas Almeida, um dos médicos anestesistas que acompanharam o procedimento, explicou que um transplante como esse é como uma “operação de guerra” e diversos profissionais estão envolvidos. “De nossa parte [anestesia], é uma atividade impossível de fazer sozinha. Fizemos eu e Tomas Estrela, e mesmo assim, em alguns momentos, precisamos recorrer a um outro colega para ajudar, porque é muito trabalhoso. A anestesia é continua. Tem partes mais sensíveis, mas é continua. Do momento em que o paciente chega, até sair da sala. E nosso trabalho se encerra quando a gente transmite as informações para o colega que vai cuidar da paciente na UTI”, afirmou. Segundo Osvaldemar Regis, coordenador da UTI do Ana Nery, o paciente agora passará pelo menos uma semana na UTI, onde receberá assistência contra rejeição do órgão, além de prevenção contra infecções. “O paciente será imunossupresso, para não haver rejeição. Você tem fases de rejeição. Neste momento, seria a fase de rejeição aguda, que é o momento mais crítico. Então, o cuidado agora é tratamento de infeções, prevenção de novas infeções e imunossupressão. Vão ser usados vários esquemas de drogas, para fazer com que o órgão não seja rejeitado”, explica. “Nesse momento, o paciente está extubado, está conversando. O coração está batendo bem”, acrescenta. Ele ainda chamou a atenção para a excelência da assistência prestada ao paciente. “Independentemente da questão do transplante, já é um sucesso com relação à assistência. O fato do HAN ofertar essa assistência biventricular [máquinas que por duas semanas fizeram o sangue do paciente circular] já é algo muito diferente para o SUS. O paciente está com um aporte todo especial que o Ana Nery colocou: tem uma enfermeira exclusiva, uma técnica exclusiva, para que não fiquem transitando pessoas ali. O aparelho de ecocardiografia beira-leito fica exclusivo para o paciente. Como é um paciente que está com seu sistema imune lá embaixo, tem que ser protegido”, afirma. O diretor-geral do Ana Nery, Luiz Carlos Passos, celebrou o sucesso do procedimento. “A pandemia não impediu que o Hospital Ana Nery realizasse o primeiro transplante cardíaco do ano com sucesso. As equipes comemoram não só o transplante, mas o alto volume de procedimentos cardiovasculares com níveis baixos de complicações. Isso tornou o HAN um dos mais produtivos e qualificados hospitais do Brasil nos últimos anos”, concluiu.
Fonte: Ascom/HAN
Equipes técnicas seguem realizando diagnóstico e regularização de documentos de agricultores familiares
Iniciou, nesta segunda-feira (24), mais uma etapa de mutirões promovidos pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Desta vez, a ação está ocorrendo, simultaneamente, em municípios dos Territórios Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu. A iniciativa visa à realização de diagnósticos geolocalizados, para o levantamento da situação de propriedades rurais de agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas de reforma agrária e representantes de povos e comunidades tradicionais, atingidos pelas fortes chuvas, que ocorreram no último mês de dezembro e no início de janeiro. Os diagnósticos irão subsidiar o planejamento de políticas públicas para essas áreas. Durante os mutirões, são realizados os cadastros para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). Essa documentação identifica e viabiliza o acesso dessas populações a políticas públicas, como a do crédito rural, Programa Garantia-Safra e editais de chamada pública, dentre outras ações. “Na ação, iniciada nesta segunda-feira, que conta com o deslocamento das equipes técnicas nos municípios desses territórios, estimamos que sejam realizados os diagnósticos de cerca de 300 propriedades rurais e sejam atualizadas cerca de 1.000 Declarações de Aptidão ao Pronaf. Esse trabalho, que é de caráter emergencial, para atendimento às famílias que sofreram com as fortes chuvas, não impede que os agricultores e agricultoras continuem buscando o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), do seu território, para manter a documentação atualizada”, explicou o secretário da SDR, Josias Gomes. A força-tarefa, que conta com a participação de técnicos e técnicas da Bahiater/SDR, que atuam tanto na sede, em Salvador, quanto nos SETAF, é realizada em parceria com os consórcios públicos, secretarias municipais de Agricultura e áreas afins e de Assistência Social, além de organizações prestadoras do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), contratadas pela SDR, para a prestação desse serviço nesses territórios.
Programação - Até o dia 29 de janeiro, quatro equipes técnicas estão percorrendo os municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa, Piritiba, Iaçu, Marcionílio Souza, Itaetê, Nova Redenção, Andaraí, Rafael Jambeiro, Barra da Estiva, Ibicoara, Rio de Contas, Jussiape, Abaíra, Wagner, Lençóis, Souto Soares, Boninal e Novo Horizonte. As ações integram as estratégias debatidas entre a SDR, prestadoras de Ater e consórcios públicos no mês de dezembro de 2021, voltadas para o apoio aos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas, especialmente nas comunidades rurais, para o fomento à produção e para oportunizar o acesso ao crédito, em parceria com o Banco do Nordeste, a esses agricultores e agricultoras familiares. Na primeira quinzena de janeiro, as atividades ocorreram em comunidades rurais de municípios dos Territórios de Identidade Litoral Sul, Extremo Sul, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Médio Sudoeste, Costa do Descobrimento e Baixo Sul. Nesses Territórios foram emitidas 935 DAP e 396 diagnósticos de propriedades rurais atingidas pelas fortes chuvas.
Fonte: Ascom/SDR
Programação - Até o dia 29 de janeiro, quatro equipes técnicas estão percorrendo os municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa, Piritiba, Iaçu, Marcionílio Souza, Itaetê, Nova Redenção, Andaraí, Rafael Jambeiro, Barra da Estiva, Ibicoara, Rio de Contas, Jussiape, Abaíra, Wagner, Lençóis, Souto Soares, Boninal e Novo Horizonte. As ações integram as estratégias debatidas entre a SDR, prestadoras de Ater e consórcios públicos no mês de dezembro de 2021, voltadas para o apoio aos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas, especialmente nas comunidades rurais, para o fomento à produção e para oportunizar o acesso ao crédito, em parceria com o Banco do Nordeste, a esses agricultores e agricultoras familiares. Na primeira quinzena de janeiro, as atividades ocorreram em comunidades rurais de municípios dos Territórios de Identidade Litoral Sul, Extremo Sul, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Médio Sudoeste, Costa do Descobrimento e Baixo Sul. Nesses Territórios foram emitidas 935 DAP e 396 diagnósticos de propriedades rurais atingidas pelas fortes chuvas.
Fonte: Ascom/SDR
Empreendedores de municípios atingidos pelas chuvas têm até sexta-feira (28) para solicitar crédito emergencial
Empreendedores baianos impactados pelas chuvas têm até a próxima sexta-feira (28) para solicitar o crédito emergencial do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Os interessados devem procurar as prefeituras dos municípios que sofreram com as enchentes no final do ano passado. “Não pode ser uma pessoa que foi atingida indiretamente, mas as pessoas que foram atingidas diretamente pelas chuvas. O objetivo é específico e voltado para recuperar a economia dos municípios prejudicados pelas enchentes. Já temos mais de mil solicitações de empréstimo, portanto, é um valor considerável que o Governo do Estado está disponibilizando, ultrapassando R$ 20 milhões”, explicou o titular da Setre, Davidson Magalhães. Em algumas cidades, o serviço é realizado nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). As concessões de financiamento emergencial permitem parcelamento em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para valores até R$ 150 mil. Após as verificações e avaliação simplificada de crédito, os contratos são elaborados e enviados para assinatura dos comerciantes e prestadores de serviço, que poderão utilizar os recursos para reconstruir suas atividades. “O crédito emergencial foi uma iniciativa importante do Governo do Estado para recuperar a atividade econômica, especialmente do comércio, da área de serviços, das indústrias e daqueles microempreendedores, até da economia informal, que foram bastante atingidos, que perderam seus produtos e tiveram avarias importantes nos seus estabelecimentos. Na modalidade acima de R$ 150 mil, o acréscimo é de apenas a taxa da Selic, portanto, uma condição completamente especial”, completou o secretário. Repórter: Lina Magalí
Polícia Civil prende homem e apreende adolescente suspeitos de roubo em Sobral

Respeita as Mina - 5 anos do Hospital da Mulher
O Hospital da Mulher, referência no país para doenças do aparelho reprodutor feminino, está completando agora em janeiro cinco anos com um milhão de atendimentos. Com serviços de alta resolução para diagnóstico em várias especialidades, o Hospital da Mulher acolhe também mulheres expostas à violência sexual por meio do Serviço AME. Quem vai conversar com a gente sobre esses cinco anos de atividade do Hospital da Mulher é a coordenadora do Serviço AME, doutora Jamile Martins. Em sintonia com a luta das mulheres pela equidade de gênero. Respeita as Mina é o podcast da Secretaria de Politicas para as Mulheres da Bahia que vai trazer informações sobre questões que dizem respeito à vida das mulheres.
Sementes de Estilosantes e Andropogon de partida para o fim do mundo
| Foto: Marcelo Ayres |
Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados
Em posse, novo presidente do CRCBA fala da criação de comissão de diversidade e inclusão
O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) empossou os conselheiros eleitos para o quadriênio 2022-2025 e a nova diretoria do órgão para o biênio 2022-2023 na quarta-feira (5) em uma sessão presidida pelo conselheiro Antônio Cláudio Silva de Vasconcellos, no auditório do Condomínio Empresarial CEO Salvador Shopping. O novo presidente do órgão é o contador André Luís Barbosa dos Santos. A nova diretoria foi eleita pelo plenário em decisão unânime. André Barbosa disse sobre a perspectiva de estabelecer uma transformação digital nos processos internos, trazendo mais agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais contábeis. O presidente ainda sinalizou a criação de uma comissão de diversidade e inclusão com o objetivo de buscar equidade e valorizar as competências de todos os profissionais de contabilidade. Além disso, reforça que o CRCBA é um espaço que sempre garantirá que qualquer profissional tenha acesso aos serviços oferecidos pelo Conselho. “É uma honra, hoje, estar junto com vocês e, com certeza, com esse grupo que acredita no nosso projeto, vamos chegar ao final desses dois anos e dizer que estamos no caminho certo para que os próximos presidentes, vice-presidentes e conselheiros possam continuar com essa filosofia de gestão e dar espaço para que outros possam continuar esse trabalho”, disse o novo presidente. Confira a nova composição da Diretoria do CRCBA: presidente – André Luís Barbosa dos Santos; vice-presidente de Administração e Finanças – Sérvio Túlio dos Santos Moura; vice-presidente de Controle Interno – Josana Mota Bispo Amaral; vice-presidente de Registro – Maria do Socorro Galdino Moreira; vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina – Antônio Cláudio Silva de Vasconcellos; vice-presidente Técnico – Cremildo Atanázio de Souza; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional – Antônio Carlos Ribeiro da Silva; ouvidor geral – Altino do Nascimento Alves; ouvidor assistente – Edson de Jesus França; superintendente de Delegacias – Dorywillians Botelho de Azevedo; superintendente adjunto de Delegacias – Alex Vieira de Oliveira.
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