Agentes de trânsito e ciclistas realizaram blitz educativa no Dia Mundial Sem Carro, em Ilhéus


Através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran), a Prefeitura de Ilhéus realizou, na manhã desta quinta-feira, 22, uma blitz educativa na Praça Cairú, centro da cidade, como parte das atividades pelo transcurso do Dia Mundial Sem Carro. O evento foi promovido em parceria com Associação Ilheense de Ciclismo (AIC), sob a coordenação da supervisora de Educação para o Trânsito da Sutran, Dayse Evangelista.
O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França, em 1997, para desestimular o uso intensivo de automóveis nos deslocamentos urbanos. O evento integra a Semana Nacional da Mobilidade, que acontece até o próximo dia 25. Em Ilhéus, a atividade reuniu nove agentes municipais de trânsito e cerca de 20 ciclistas da AIC e de outros grupos de ciclismo do município. Durante a blitz educativa, eles repassaram orientações aos condutores de veículos sobre atitudes responsáveis de compartilhamento no trânsito, com respeito aos ciclistas, pedestres e demais usuários, e também dicas de segurança e legislação.
Para Dayse Evangelista, “a ação é muito importante, pois sabemos que os ciclistas não são um obstáculo na via. Então, estamos fazendo essa campanha para que os condutores de veículos possam compartilhar o espaço juntamente com os ciclistas, que também têm seus direitos, segundo as leis que regem o trânsito, de livre circulação, estacionamento e parada”.
A supervisora de Educação para o Trânsito, também ressaltou as qualidades ambientais e bem-estar da mobilidade por meio do ciclismo, da caminhada e demais meios de transporte alternativo. “Sabemos que a bicicleta é um veículo alternativo, não poluente, e que também promove a saúde do usuário, então hoje, trabalhamos para incentivar que as pessoas utilizem transportes alternativos”, ressaltou.
Para Maelson Souza, associado da AIC, ações como estas são fundamentais para que o trânsito se desenvolva com maior fluidez, de maneira compartilhada e mais consciente. “Precisamos que os integrantes do trânsito possam se conscientizar e tenha mais paciência e respeito com o outro. E que também cumpram as leis de trânsito. O veículo maior deve ter cuidado com o menor. Pedimos às pessoas que utilizem os meios de transporte coletivo, a bicicleta, ou até mesmo que pratiquem a caminhada, pois faz bem a saúde e reduz o impacto ao ambiente”, argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário