CEO diz que Google não tem planos de lançar buscador na China



O CEO do Google, Sundar Pichai, afirmou nesta semana, durante uma sessão no Congresso dos Estados Unidos, que a empresa não tem planos de relançar o seu buscador na China. As informações são da agência Reuters e do The Verge.
“Neste momento, não há planos de lançar um buscador na China”, explicou o executivo ao Comitê Judiciário da Casa dos Representantes (House of Representatives) dos EUA.
Vale notar que a afirmação de Pichai, que disse que o Google ainda estuda a ideia, acontece pouco após diversos funcionários da gigante se manifestarem publicamente contra a possibilidade de a empresa lançar um buscador censurado no mercado chinês.
Manipulação de buscas
Pichai também foi questionado pelo comitê do Congresso norte-americano sobre outros assuntos, inclusive sobre a coleta de dados pela gigante e sobre uma suposta manipulação dos resultados de buscas, de acordo com a reportagem do The Verge.
Durante a sessão, o representante republicano Lamar Smith perguntou ao CEO do Google se os funcionários da empresa estariam manipulando resultados de notícias que apareciam nas buscas – o político citou um relatório sobre o que seria o “silenciamento de vozes conservadoras”.
O executivo afirmou então que “Não é possível que um funcionário sozinho ou grupo de funcionários manipule os nossos resultados de buscas”. Smith então disse: “Eu discordo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário