Programa da Conferência de Promoção da Igualdade Racial é definido

Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, a Prefeitura de Itabuna promoverá, nos dias 17 e 18, na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial com a participação de cinco palestrantes já confirmados. Ente eles está a diretora da Secretaria de Política para Comunidades Tradicionais, Silvany Euclênio Silva, que fará a palestra de abertura.
Durante dois dias será promovido um amplo debate para discutir, além do tema central, os sub-temas: “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo”; “Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios”, “Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial”; e “Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”.
A conferência está sendo organizada pela Secretaria de Assistência Social de Itabuna e se constitui numa importante ferramenta para a construção de políticas publicas que assegurem uma melhor qualidade de vida à população e em especial, as minorias que ainda sofrem certos tipos de preconceitos, a exemplo da comunidade gay, segundo o secretário José Carlos Trindade. “As Conferências são importantes porque é uma oportunidade para que as pessoas discutam e busquem soluções efetivas para os segmentos sociais que as representam”, afirmou o secretário.
Por conta disto, a Comissão Organizadora buscou envolver diversos segmentos que ainda se encontram fora das discussões e das decisões, a exemplo do Movimento Negro, dos povos tradicionais de terreiros, LGBT, dentre outros. A coordenadora do evento Rita Barros afirma que a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial éum passo a mais rumo à efetivação da democracia afirmativa. “O governo atual tem um olhar especial para as questões sociais. Por isso tem buscado alternativas para minimizar as desigualdades que ainda existem em nosso município”, diz.
A Conferência de Promoção da Igualdade Racial terá a participação popular, mediante inscrição gratuita, que poderá ser efetuada no dia da abertura na FTC. Também contará com a presença docoordenador do Projeto Intramuros no Interior dos Presídios, em Salvador, Hamilton Borges dos Santos; da professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Rachel Oliveira; da socióloga da Secretaria de promoção de Igualdade Social da Bahia, Vilma Reis, e do secretário-executivo do Conselho Nacional de Promoção à Igualdade Racial, Sérgio Pedro da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário