ITABUNA: Prefeitura leva serviços para perto dos moradores do Califórnia


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria da Saúde promoveu na manhã deste sábado, no final de linha do bairro Califórnia, ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, mais um mutirão da saúde, assegurando diversos serviços para centenas de crianças, jovens e adultos. Além do Califórnia, foram atendidos moradores dos bairros Parque Boa Vista, Santa Inês, Fátima e Parque Verde.
Durante cinco horas dois médicos atenderam centenas de pacientes em um posto provisório e profissionais do Centro de Referência Júlio Brito fizeram aferição de pressão arterial e testes rápidos HIV/Aids, Sífilis e glicemia. Foram promovidas ainda palestras sobre as doenças sexualmente transmissíveis - DSTs, distribuídos preservativos, feitos atendimentos pela equipe de saúde bucal e divulgada a campanha “Fique Sabendo”, realizada em parceria com o Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora do municipal do Programa DST/Aids, Susi Meire Martins, a Secretaria da Saúde está intensificando o trabalho nos bairros para tentar reduzir o número de pessoas contaminadas pelo vírus HIV e as doenças sexualmente transmissíveis. “São dois os objetivos, o de tentar evitar a transmissão do HIV e descobrir quem está doente para que o tratamento comece cada vez mais cedo”, explicou.
Susi Meire contou que o esforço tem apresentado resultado. Segundo ela, nos 12 meses de 2012 foram identificadas 43 pessoas com o vírus HIV em Itabuna e, entre janeiro e o início deste mês, foram 73 casos. 
O mutirão não leva para perto dos moradores somente as orientações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e a realização de testes, mas também atendimento médico com clínicos e na área de odontologia. “Estou aproveitando todos os serviços. Os profissionais são ótimos”, contou a dona de casa Ivanilde Eliodorio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário