A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Barra, zona norte de Ilhéus, realiza nesta quarta-feira, dia 9, um Mutirão da Beleza, que vai beneficiar cerca de 40 idosas e gestantes que frequentam as oficinas e palestras realizadas naquele local. A atividade vai contar com uma equipe de sete profissionais que irão fazer penteados, escova e maquiagem nas mulheres assistidas.
O Cras ainda promove outras oficinas como a de teatro, que visa a integração e a convivência entre jovens e idosos; produção de móbiles e bonecas, confecção de chaveiros para crianças e adolescentes e oficina de tapetes.
Proteção e enfrentamento – O Cras é um programa do Governo Federal, desenvolvido em Ilhéus pela SDS, que reúne ações de proteção e enfrentamento às situações de risco em áreas georeferenciadas de vulnerabilidade social e que busca revitalizar laços e vínculos tanto entre famílias como também entre a comunidade.
Em suas atividades, o Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. Em Ilhéus, as unidades do Cras podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória.
O programa funciona como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela SDS, oferecendo serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de disponibilizar para os usuários da rede socioassistencial atendimento psicossocial, encaminhamento para diferentes tipos de atendimento na sede da secretaria. O programa também possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário