Os conteúdos estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), com o projeto ‘Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe de 1964’, desenvolvido pela secretaria com a parceria da Secretaria de Cultura (Secult).
No portal, estão disponíveis artigos, fotos, vídeos, bibliografia especializada, biblioteca virtual, livros de autores baianos, canções, filmes, documentários e depoimentos de ex-presos políticos, entre outros.
A coordenadora Tânia Miranda explica que o objetivo do projeto é contribuir na recuperação da memória desse período da história. “Materiais diversos estão disponibilizados no Portal da Educação com a proposta de auxiliar estudantes e docentes no desenvolvimento das atividades pedagógicas, a exemplo de videoconferências com professores, ex-presos políticos e militantes da resistência”.
Depoimentos
Entre os conteúdos disponibilizados estão depoimentos de sobreviventes e historiografias. Na sessão Multimídia, dentro do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), o internauta encontra uma série de documentos históricos, a exemplo de ‘Rotas das Passeatas’, ‘A Guerrilha do Araguaia’ e ‘Brasil Nunca Mais’.
O portal apresenta ainda indicações de filmes relacionados à temática, como ‘Zuzu Angel’, ‘Eles não usam black-tie’, ‘O ano em que meus pais saíram de férias’, ‘Lamarca’, ‘Cabra marcado para morrer’, entre outros. Há também indicação de canções de compositores como Chico Buarque, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Belchior e João do Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário