Secretaria de Saúde de Ilhéus disponibiliza vacina contra HPV

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), continua a disponibilizar nos postos de saúde do município a segunda dose da vacina que previne contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A imunização é necessária para aquelas adolescentes que já foram vacinadas este ano, na primeira fase, e garante a proteção, principalmente, contra o câncer de colo de útero, um dos que mais vitimam mulheres no Brasil.
A segunda dose deve ser tomada pelas meninas de 9 e 10 anos que receberam a primeira neste ano e para as demais de 11 a 13 anos completarem o esquema. A segunda dose, aplicada seis meses após a primeira, está disponível nas unidades de vacinação para garantir a imunização contra quatro subtipos do HPV – 6, 11, 16 e 18 – até a dose de reforço, em cinco anos.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, desde março de 2014, a vacina foi introduzida na rotina de imunização em todo o país e encontra-se acessível na rede pública de saúde de Ilhéus durante todo o ano. Cada jovem precisa tomar três doses para ficar totalmente protegida. Importante lembrar que é necessário portar o cartão de vacina e documento de identificação, além de ficar atento à data marcada na caderneta.
HPV - São vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Há mais de 150 diferentes tipos de HPV - 40 deles podem infectar o trato genital. Alguns tipos de HPV podem provocar câncer e outros podem causar verrugas nas partes íntimas.
Existem 12 tipos identificados como de alto risco (HPV tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59) que têm probabilidade maior de persistir e estarem associados a lesões pré-cancerígenas. O HPV de tipos 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer do colo de útero em todo mundo (cerca de 70%). O câncer do colo de útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. No Brasil, é a terceira maior causa de morte entre as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário