Medidores e um sistema automático de monitoramento de umidade de grãos são apresentados em VI Simpósio Matogrossense de Pós-colheita de grãos

Os medidores G1000 e G2000, unidos ao G8000 que é um novo sistema de monitoramento contínuo de umidade e temperatura de grãos em movimento em processos de secagem, desenvolvido pela Gehaka e projetado exclusivamente para uso agrícola, hoje, formam uma evolução no processo, com exata mensuração, mesmo frente a interferências como temperatura, peso da amostra, tipo e densidade. Por esses motivos, a empresa apresentará sua linha no VI Simpósio Matogrossense de Pós-colheita de Grãos.
A atual inovação do G8000 tem o intuito de garantir o máximo rendimento do processo e um produto final de alta qualidade, por meio do processamento contínuo e ininterrupto do fornecimento de dados de umidade e temperatura dos grãos.
Seu funcionamento acontece ao retirar a amostra dos grãos, depois medir o teor de água e por fim devolver o produto para o fluxo automaticamente, onde está integrado. Ele pode, ainda, transmitir até a cada três minutos uma leitura da umidade para o sistema que controla o processo por inteiro. A solução dispõe de medidor, câmara de medida, coletor automático da amostra, sistema de alarme, acionamentos e controlador lógico programável - CLP, entre outros componentes.
Com a alta precisão, evita-se que seja feita a forma manual de inserções de dados, o que diminui a chances de haver erro por parte dos operadores. Se por uma razão qualquer, um funcionário hipoteticamente secar os grãos para teores menores que 14%, haverá um prejuízo direto devido à perda excessiva de água e massa.
A tecnologia, incorporada no conceito da Indústria 4.0, oferece ainda a possibilidade de automação total e o usuário tem muito mais confiança e integração com os dados em mãos. Alguns usuários já estão desenvolvendo em testes essa nova solução com blockchain, transferindo os dados para a Internet, a fim de guardar os registros das medições permanentemente, tornando-os rastreáveis.
Com características singulares e, por enquanto, o único no Brasil, suas curvas de calibração são as mesmas dos instrumentos aprovadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Com sua chegada os processos de secagem ficarão bem mais seguros, eficientes e poderão ser totalmente automatizados.
Além do sistema G8000, também serão expostos os medidores de bancada G1000 e G2000, que garantem ao produtor e ao comprador que a mercadoria seja entregue dentro das especificações da lei.
O VI Simpósio Matogrossense de Pós-colheita de grãos, que acontece de 10 a 12 de setembro, em Sorriso, Mato Grosso, é organizado pela Abrapos (Associação Brasileira de Pós-colheita) e tem como tema central a logística e qualidade de grãos na armazenagem.
Sites: www.eventos.abrapos.org.br/spgmt2019 e www.gehaka.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário