Escute a voz da experiência - A empolgação de começar algo novo é enorme, mas é preciso cuidado ao achar que sabe de tudo. Existem pessoas experientes no mercado e que começaram a trilhar o mesmo caminho há muitos anos, por isso é essencial uma escuta e observação constante para que o aprendizado aconteça de forma mútua e a troca de experiências seja algo positivo para ambas as partes. “Procurar cercar-se de conhecimento e sabedoria de quem já está nessa jornada é uma ótima saída quando as coisas parecem confusas. Livros, blogs e cursos são indispensáveis, além, é claro, de outros empreendedores que já estão à frente de seus negócios há mais tempo. Com certeza eles têm conselhos e experiências valiosas para compartilhar”, destaca o CEO reiterando que coworkings e feiras são ótimos lugares para começar essa aproximação.
Networking - O contato com diferentes pessoas da área de atuação também faz toda a diferença no sucesso do empreendimento, principalmente para quem está começando e precisa aprender um pouco mais sobre como funciona o meio empresarial. “Um networking refinado e a participação em feiras agregam demais na evolução de uma empresa. Com esses diferenciais é possível ampliar a visão de gestão, potencializando ainda mais os negócios”, afirma Ramon.
Prepare-se para tudo - Nem tudo são flores e imprevistos acontecem desde as pequenas às grandes companhias. Por isso, preparar-se para os fracassos é algo que não deve ser descartado. “O medo de fracassar pode paralisar muitos sonhos e objetivos. Os verdadeiros empreendedores precisam carregar consigo a certeza de que, mesmo quando algumas dificuldades aparecem, é possível se reinventar, nem que para isso seja preciso retroceder. Muitas vezes, é nesse movimento que é possível dar dois passos à frente. Se você se identificou com o negócio e se preparou, então seguir em frente deve ser a opção”, conclui.
Mais informações, acesse aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário