A demanda crescente pelo poder da inteligência de dados

* Por Paulo Watanave
A inteligência de dados é um processo com a função de transformar dados em ativos estratégicos. Esse conceito refere-se à capacidade de coletar, analisar e interpretar grandes volumes de informação para extrair insights que orientem decisões e gerem inovação. A utilização dessas bases de maneira inteligente oferece às empresas a possibilidade de otimizar o tempo gasto em tarefas operacionais, permitindo que foquem em processos de inovação e na tomada de decisões mais assertivas. Com o uso de ferramentas avançadas, como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e análise estatística, a inteligência de dados permite que as organizações identifiquem padrões, tendências e correlações que passariam despercebidos em uma análise convencional. Além de otimizar operações, a inteligência de dados permite prever demandas futuras e melhorar a experiência do cliente. Em um contexto mais amplo, essa tecnologia é aplicada em setores como saúde, para prever surtos de doenças, e energia, onde ajuda a aumentar a eficiência de processos complexos. 

Núcleo de Desenvolvimento Cultural oferece formação em danças urbanas e música para jovens de São Mateus

O Núcleo de Desenvolvimento Cultural prorrogou as inscrições para os cursos gratuitos de danças urbanas e música, destinados a jovens de 10 a 17 anos matriculados na rede pública de ensino. As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro e podem ser realizadas online pelo link disponibilizado pelo projeto. Com sede no Centro Cultural São Mateus, em São Paulo, a iniciativa oferece 80 vagas, sendo 40 para dança e 40 para música. No curso de dança, o foco será em estilos urbanos, como street dance, enquanto na música os participantes trabalharão com violão e viola caipira, explorando repertórios da música tradicional brasileira e peças clássicas. Além das aulas, o projeto promove apresentações públicas durante o período do curso, encerrando as atividades com uma exibição final que visa valorizar a produção artística dos participantes e fortalecer a cultura local. “Sabemos que a cultura e o aprendizado em artes são grandes aliados para mantermos as pessoas fora das ruas e se projetando em um futuro onde se sintam valorizadas e motivadas a construir um belo futuro”, afirma Thiago Catelani, coordenador de produção do projeto.

TRT-1 vai apurar suposta litigância predatória contra Casas Bahia

O corregedor regional do TRT da 1ª região, desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, determinou o envio de um pedido do Grupo Casas Bahia ao Centro de Inteligência do tribunal, para monitorar as ações judiciais ajuizadas por advogados contra a empresa e identificar possível prática de litigância predatória. A empresa alega que os advogados mencionados estariam patrocinando ações trabalhistas de maneira abusiva, ajuizando processos com causas de pedir idênticas, mesmo diante de relações de trabalho distintas, além da prática de assédio processual e a cooptação de clientela e testemunhas. Desembargador do TRT-1 determina envio de denúncias das Casas Bahia ao Centro de Inteligência para avaliação de suposta litigância predatória.

Planta e Raiz lota espaço Varada Estaiada, em São Paulo, para um show diferente

Na tarde de ontem, domingo, o Planta e Raiz apresentou pela primeira vez um show da turnê paralela “Tranquilize”, no qual o grupo apresenta sucessos da música brasileira, que marcaram gerações e inspiram os membros do Planta, mas em versões reggae. Entre as músicas que a banda tocou para uma Varanda Estaiada lotada estão “Segundo Sol”, clássico de Nando Reis conhecido na voz de Cássia Eller, “Xote dos Milagres”, do Falamansa, “La Belle D´Jour”, de Alceu Valença, “Exagerado”, clássico de Cazuza, e “Mantenha o Respeito”, do Planet Hemp. Além disso, não podiam faltar, entre as mais de 20 músicas de um repertório variado, alguns sucessos da banda no bis, como “Filho do Leão” e “Com Certeza”. “Foi mais um momento lindo da gente com a galera, mais uma onda especial que entrou na nossa vida. Tranquilize são algumas canções, diante de tantas, que fizeram parte da nossa história e da nossa vida. Começamos 2025 com chave de ouro”, comemora Zeider. A apresentação foi gravada para gerar conteúdos audiovisuais, com lançamento em breve. A banda pretende levar esse show para outras cidades e logo deve divulgar mais algumas datas.

Sumitomo Rubber Industries adquire direitos globais da marca Dunlop Pneus na Europa, América do Norte e Oceania

A Sumitomo Rubber Industries, Ltd. assinou em 8 de janeiro, no horário padrão do Japão (7 de janeiro, no horário dos EUA), um Contrato de Compra para adquirir da The Goodyear Tire & Rubber Company (doravante “Goodyear”) a marca registrada Dunlop e outros direitos para pneus de quatro rodas na Europa, América do Norte e Oceania. O valor da aquisição é de US$ 526 milhões, incluindo um pagamento adicional de US$ 105 milhões como taxa de suporte à transição, facilitando a migração dos clientes Dunlop na Europa, bem como o preço de compra de estoques e outros itens no momento do fechamento. Com essa aquisição, a empresa poderá operar seus negócios globais de pneus sob a marca Dunlop, com exceção de determinadas regiões e produtos, como Índia, Malásia, Cingapura e Brunei para pneus de quatro rodas, além de Índia, Europa e Oceania para pneus de motocicleta.
Fortalecimento global da marca
A Dunlop será posicionada como a principal marca do grupo, com atividades de fortalecimento conduzidas em conjunto pelos negócios de pneus e esportes. O investimento em esportes motorizados e atividades globais de marketing no tênis será acelerado, com o objetivo de aumentar o valor da marca Dunlop em todo o mundo, consolidando-a como a escolha preferida dos clientes.
Comentário do Presidente e CEO, Satoru Yamamoto
“Nossa empresa tem um histórico de aquisições da marca Dunlop em vários países na década de 1980 e de produção e venda de pneus Dunlop na Europa e América do Norte, além do Japão. Essa aquisição é uma grande oportunidade para o nosso grupo, permitindo-nos usar a marca Dunlop em quase todo o mundo. No futuro, maximizaremos o potencial da marca Dunlop, tanto nas novas regiões adquiridas quanto nas existentes, acelerando nossos esforços para concretizar nosso propósito: Por meio da inovação, criaremos um futuro de alegria e bem-estar para todos.”

Bacio di Latte chega a Trancoso com gelato artesanal e conceito local

A Bacio di Latte, gelateria de origem italiana que nasceu em São Paulo em 2011 e é referência em gelatos artesanais, acaba de inaugurar sua primeira loja em Trancoso, na Bahia. Localizada no icônico Quadrado, uma das regiões mais encantadoras e preservadas da cidade, a nova loja celebra a essência da região ao mesclar sabores da Itália com a riqueza cultural local. Com um projeto arquitetônico pensado para respeitar e valorizar as tradições de Trancoso, o espaço oferece uma experiência única, onde a arte de fazer gelato artesanal ganha ainda mais encanto ao lado das belezas naturais e do clima acolhedor da Bahia. Todos os gelatos são preparados diariamente na loja, garantindo a pureza e a qualidade que são a marca registrada da Bacio di Latte. “Estamos apaixonados por Trancoso e por tudo o que esse lugar representa. Queremos que os moradores e visitantes vivam momentos inesquecíveis ao degustar nossos gelatos, cercados pela natureza e pela atmosfera única do Quadrado”, diz Fábio Medeiros, Diretor de Marketing da Bacio di Latte. Venha descobrir a nova loja da Bacio di Latte, sentir a brisa e o sol baiano, e saborear gelatos artesanais no ponto mais charmoso de Trancoso.

Brincando na Quadra reforma de quadra poliesportiva em comunidade carente de São Paulo

O patrocínio do McDonald's permitirá a entrega de uma quadra poliesportiva do projeto Brincando na Quadra. Com as obras iniciando em 27 de janeiro e entrega programada para a primeira quinzena de fevereiro, a iniciativa comandada pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura chega ao Clube da Comunidade (CDC) na comunidade do Jardim Malia - conhecido como Campo do Danúbio -, no distrito de Capela do Socorro, na cidade de São Paulo. Com intuito de democratizar o acesso ao esporte, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura criou o projeto Brincando na Quadra para, junto com seus mantenedores, implementar melhorias em quadra de associações, comunidades ou escolas. No caso do CDC - Jardim Malia, o Brincando na Quadra realizou o mapeamento e levantamento das condições da quadra e propôs a implementação das melhorias ao McDonald’s, que entrou com patrocínio por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal. Em 2025, há a previsão de outra inauguração patrocinada pela marca na cidade de São Paulo.