Complexo cooperativo de reciclagem inaugura usina de beneficiamento de papel

A Unidade de Beneficiamento do Papel do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB) vai ser inaugurada nesta sexta-feira (25), às 9h, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama). A entidade foi selecionada por meio do Edital 08/2012 e recebeu R$ 1 milhão para o projeto.
Instalada na Rua Luiz Maria, no antigo galpão da Rede Ferroviária, na Calçada, em Salvador, a usina envolve diretamente 110 catadores e catadoras integrantes dos empreendimentos econômicos solidários do CCRB, formado pelas cooperativas Ação Reciclar, Camapet, Canore, Cata Renda, Cooperes, Cooperlix, Coopmarc e Recicoop.
Segundo a coordenadora do Cama, Gilcinéia Barbosa, “a unidade de beneficiamento de papel irá promover e viabilizar econômica e solidariamente as cooperativas, por meio da autogestão e comercialização conjunta”. Com os recursos disponibilizados pelo edital, o Cama pôde adquirir equipamentos para estruturar a logística de produção, o que permitirá melhor capacidade de negociação com as indústrias.

Treinamentos
Para potencializar a produção, os catadores fizeram capacitações e treinamentos, assistiram a palestras e participaram de reuniões técnicas e ações de consultoria, explicou o superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa.
Atualmente, as cooperativas vinculadas ao complexo coletam, além do papel, materiais como alumínio, plásticos, pet, vidro, óleo de fritura usado e resíduos eletrônicos. A unidade de beneficiamento que está sendo inaugurada priorizou o papel e, em etapa posterior, também irá trabalhar com papelão.
O Edital 08/2012, lançado pela Setre por meio da Superintendência de Economia Solidária, investe R$ 5,2 milhões no apoio a seis projetos na capital e no Recôncavo desenvolvidos por entidades da sociedade civil sem fins lucrativos que, no contexto da economia solidária, visam a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, promovendo a inclusão socioprodutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário