Ilhéus realiza 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

A Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Ilhéus, realiza a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, na próxima sexta-feira, dia 16, no Auditório Jorge Amado, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), das 8 às 17 horas. O encontro objetiva discutir políticas públicas de atendimento à população durante desastres naturais e tecnológicos e tem apoio da Secretaria de Defesa Civil do Estado da Bahia.
Representantes dos 26 municípios do Território de Identidade do Litoral Sul da Bahia participarão da conferência cuja palestra de abertura – Mapeamento de Áreas de Risco a Escorregamento em Encostas do Sítio Urbano de Ilhéus – será ministrada pelo coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável da Uesc, professor Dr. Ronaldo Lima Gomes. Em seguida, serão trabalhados os quatro eixos temáticos que orientarão os debates.
Os eixos reúnem os temas Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Defesa Civil e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na Busca de Cidades Resilientes. Está prevista também a participação de emissários da sociedade civil, poder público, conselhos profissionais e de políticas públicas, além da comunidade científica.
A Comdec é integrada por representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Urbanismo, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Coelba, Embasa, Capitania dos Portos, 2º Batalhão de Polícia Militar, 18ª Circunscrição do Serviço Militar (18ª CSM), Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Diocese e líderes comunitários. A comissão vem atuando no sentido de garantir atendimento às vítimas de desastres naturais, como o ocorrido em Ilhéus no período das chuvas de dezembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário