Educadores se reúnem para qualificação em educação especial

AS atividades seguem até a próxima terça-feira (27).
Contribuindo para a qualificação profissional de professores e gestores da rede estadual de ensino, durante os dias 19 a 27 de agosto, acontece o Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e em Sistema Braille. O encontro, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, reúne experiências, técnicas e informes da pasta sobre a Educação Especial. A atividade acontece no Centro de Eventos Praiamar, em Natal.A abertura do curso aconteceu ontem (19) e contou com a participação da secretária adjunta da Educação, professora Márcia Gurgel. A titular explica que as formações continuadas servem como um suporte para o educador, como também, ele será multiplicador do conhecimento adquirido durante a formação. “É um direito do educador participar de processos de formação e estar permanentemente se atualizando e essa atividade trará contribuições significativas para o melhor desempenho do trabalho com os nossos alunos”, afirma a representante da pasta.
A conferência de abertura ficou sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Luzia Guacira dos Santos Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em que proferiu sobre a importância da educação especial com a palestra “Libras e Braille como eixos de atuação pedagógica no AEE: redefinindo conceitos, possibilitando aprendizagens”.
A atividade reúne cerca de 200 educadores que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais das escolas públicas estaduais, das 16 Diretoriais Regionais de Educação. Para a Subcoordenadora de Educação Especial, professora Maria do Carmo Souza Severo, a formação é importante porque permite o aperfeiçoamento em sala de aula na educação especial. “Assegurar o direito à educação para todos, requer entre outros investimentos, o processo de formação continuada dos professores para aprimorar as práticas pedagógicas que permitam todos aprenderem”, enfatiza Maria do Carmo. A Subcoordenadoria de Educação Especial é responsável pelo evento.
A professora Thaís Patrícia de Sousa, da escola estadual Manoel Pessoa Montenegro, da 11ª DIREC, em Assu, pontua que o curso permitirá o aprofundamento nos conhecimentos específicos sobre a educação especial. “Essa formação serve para abrir os horizontes do educador, eu vim para fazer Braille e quanto mais informação para a educação, melhor”, finaliza a educadora.
A programação segue até o dia 27, em que os professores presentes serão divididos em quatro turmas, sendo duas especialistas em Libras e outras duas no Sistema Braille.

Nenhum comentário:

Postar um comentário