Policia Civil prende acusado de aplicar golpe do emprego em Belém


A Policia Civil do Pará apresentou, nesta quarta-feira (16), informações sobre a prisão de Marcos Adriano do Espírito Santo Gonçalves, 35 anos, preso, no dia anterior, por mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça. Ele é acusado do crime de estelionato contra pessoas em Belém. Marcos, que é conhecido como Marquinhos, identificava-se como assessor de políticos do Estado e oferecia vagas de emprego. Para tanto, ele exigia pagamentos de valores em dinheiro para fazer o cadastro das pessoas junto a órgãos públicos.
Apenas, nesta quarta-feira, 13 vítimas compareceram ao prédio da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), no bairro da Cidade Velha, em Belém. Uma das vítimas alegou ter perdido mais de R$ 15 mil no golpe. Marcos Adriano fazia contatos com pessoas, por meio de ligações ou via redes sociais, em euq se apresentava como representante de secretarias de Governo em comunidades e em representações de bairros. Dessa forma, ela levou as vítimas a acreditar que ele estava avaliando programas sociais e a presença do Estado no bairro onde moram as vítimas.
Após ganhar a confiança, ele passava a ofertar vagas de emprego nas secretarias que dependiam de certificação profissional que ele mesmo poderia providenciar mediante o pagamento de valores variados. Para tanto, explica o delegado Neyvaldo Silva, diretor da DIOE, ele conseguia contas bancárias de pessoas para receber os valores e depois sacava as quantias. Após o receber os valores, ele trocava os números de contato e desaparecia. Além do inquérito policial, que originou a prisão, Marcos é investigado em mais quatro procedimentos policiais em andamento. Ele chegou a ser preso em flagrante por estelionato em 2015 e responde a mais dois processos criminais pelo mesmo motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário