ITAGIBÁ - Dalila Aguiar realiza seminário sobre participação de mulheres na política e na sociedade

Seminário teve a participação de três palestrantes e publico de dezenas de mulheres
Um seminário realizado em Itagibá, no médio Rio de Contas, reuniu dezenas de mulheres para debater a participação de mulheres na política e na sociedade.
O evento contou com a participação de três palestrantes: as ex-secretárias municipais Léa Souza, da Educação e Marilu Neiva, da Administração e da empresária Sara Galvão Iossef, esposa do estadual Hassan Iossef(PP).
Elas falaram sobre a importância da mulher na política e na sociedade, destacando a importância de estimular a participação de mulheres na política e nas instituições.
“Foi um lindo evento das mulheres, estou muito feliz com o resultado e participação. Pudemos fazer uma reflexão sobre o nosso envolvimento todos os dias na vida política e na sociedade”, relatou a enfermeira Dalila Aguiar, pré-candidata do Progressistas à prefeitura do município.
No encontro as mulheres defenderam o protagonismo feminino, expressando o desejo de ter uma mulher na gestão de Itagibá, assim como mulheres na Câmara Municipal. Dalila Aguiar que é enfermeira por profissão, quer ser a primeira mulher gestora do município.
De acordo com a pré-candidata o encontro serviu para relatar sua história de vida e sua experiência na administração pública.
Dalila atuou em várias gestões na área de saúde em Itagibá. Foi secretária da Saúde em Boa Nova onde realizou um trabalho considerado de referência.
Ela agradeceu as palestrantes pela qualidade das intervenções e a as pessoas que compareceram.
Embora seja a maioria do eleitorado as mulheres tem uma participação menor na política. Na eleição de 2018 foram eleitas para o parlamento federal 77 parlamentares, um percentual de 15%.
Na eleição de 2022 teve uma melhora, com o número ampliado para 91 parlamentares. O Brasil é um dos países do mundo com menor participação de mulheres na política. Está na posição 130 , atrás até mesmo de ditaduras como o Iraque, Afeganistão e Arábia Saúdita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário